Em 01/07/2012 às 18h28 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Com o show Minas ao Luar e 600 animais expostos, começa a 76ª Expoleo, em Leopoldina

Foi aberta na tarde deste domingo, 1º de julho, em Leopoldina, a 76ª Expoleo, um dos maiores eventos agropecuários da Zona da Mata. Na noite anterior, sábado, no Parque de Exposições, cerca de 3 mil pessoas, de acordo com os organizadores, assistiram ao show Minas ao Luar. No repertório, o melhor da seresta e dos grandes sucessos da música brasileira, que fez boa parte do público dançar e relembrar as canções que marcaram uma geração. O Minas ao Luar é um projeto musical mantido pelo SESC-MG com o apoio da Rede Globo Minas e percorre as cidades mineiras com shows em praça pública e gratuitos.
No início da tarde deste domingo, 1º de julho, foi aberta oficialmente a 76ª Expoleo, que contou com as presenças do prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, do presidente da Cooperativa Leste, organizadora do evento, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, o diretor do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira Ferraz, o presidente do Sindicato Rural de Leopoldina, Salviano Junqueira Ferraz, secretários municipais, representantes do IMA, Epamig, Emater, entre outros. Na abertura, também foi entregue o prêmio "Félix Martins de Responsabilidade Ambiental, que é outorgado àqueles que em sua atividade rural valoriza o capital humano e preserva o meio ambiente.  Receberam o prêmio, Joelma Timóteo Meneses Assis, produtora rural de Dona Eusébia e Artur Bernardes Castro Meireles, de Leopoldina que mantém 40 alqueires de Mata Atlântica com duas nascentes de água em sua propriedade, além de fazer a coleta de sementes e encaminhá-las ao IEF.
O presidente do Sindicato Rural, Salviano Ferraz disse que a Exposição deste ano é motivo de "orgulho para todos nós produtores porque reúne uma grande variedade de espécies de animais o que mostra o esforço dos produtores de aprimorarem cada vez mais seu plantel e a capacidade de investimento em melhorias", destacou. Já o prefeito Bené Guedes previu novos e melhores tempos para a Expoleo "que vem crescendo e se organizando melhor a cada ano, especialmente, neste edição em que é visivel um salto em sua estrutura", comentou. Ele finalizou dizendo que a exposição acompanha o ritmo da cidade que "está em franca ascensão, atraindo investidores e o interesse de novas empresas".  A Expoleo reúne cinquenta expositores e cerca de seiscentos animais. E o produtor cataguasense Henrique Manhães Alves, da Fazenda Pedra Branca, é o único a participar do evento, com quatro novilhas.
Em seu discurso, o presidente da Cooperativa Leste, organizadora da Expoleo, Pedro Junqueira Ferraz, lembrou ter assumido o cargo a apenas três meses e graças ao espírito de equipe de sua diretoria e dos funcionários, "estamos aqui agora abrindo esta Exposição". Ele lembrou que a formação de parcerias e a adoção de uma gestão participativa "são as responsáveis pelo sucesso deste evento". Ele também fez agradecimentos e lembrou que a Zona da Mata mineira já foi "o celeiro das Gerais, pois aqui se produziu riqueza e alimentos para os grandes centros. Agora, queremos retomar esta posição e é neste sentido que estamos trabalhando", anunciou.
Para o produtor rural de Leopoldina, Gilberto Monteiro de Barros Pinto, esta edição da Expoleo "está resgatando aquela fase áurea que ela teve antigamente, mais voltada para o produtor rural. Inclusive abrimos o armazém com insumos e produtos agropecuários para o produtor a preços bastante competitivos e abaixo do mercado. Com isso muitos produtores vieram e passaram a acreditar no trabalho o que viabilizou esta exposição". Gilberto levou para a exposição com oito bezerras da raça guzolando, que é o curzamento de Holandês com Guzerat e revela otimismo com os negócios que serão gerados naquele evento. "Estamos dando um passo adiante e acredito que esta exposição será um divisor de águas e acredito que ano que vem vamos profissionalizar ainda mais este evento que, sem dúvida, será o mais importante do agronegócio na Zona da Mata", finalizou.
Veja as fotos do show Minas ao Luar e da abertura oficial do evento que são de autoria de Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC"]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: