Em 24/05/2012 às 21h46 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Neste sábado, em Cataguases, o som marcante do contrabaixo de Xisto Medeiros

Xisto Medeiros de Sousa, natural de Patos, Paraíba, é a terceira geração de músicos da família Medeiros. Contrabaixista, arranjador, compositor e produtor, iniciou seus estudos musicais sob a orientação do seu tio João Linhares e do professor Hector Rossi no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde concluiu o curso de Bacharelado em Contrabaixo.
Participou de Master Class com renomados instrumentistas tais como: Robert Black, professor de contrabaixo de Connecticut University - USA, e Milton Maciadre, professor da Universidade de Athens, Georgia - USA. Em 1992, participou do II Encontro Nacional de Contrabaixo no Instituto de Artes da UNESP-SP, sob orientação do maestro Gary Karr, professor da Hartford University - USA, no mesmo encontro participou de Workshops com mestres do contrabaixo brasileiro como Arthur Maia, Cláudio Bertrame, Arismar do Espirito Santo, Celso Pixinga entre outros.
Tem participado como professor em importantes festivais de música do pais, tais como o 26º, 27º e 28º Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP). Em abril de 1996 obteve a primeira colocação no Prêmio Paraíba de Música; em agosto daquele mesmo ano foi terceiro lugar  no I Concurso Nacional Jovens Cameristas. Foi idealizador e organizador do I e II PARAIBASS (Encontro Paraibano de Contrabaixistas), realizados em outubro de 1996 e outubro de 2000, contribuindo com o ensino e a difusão do contrabaixo elétrico e acústico no Estado da Paraíba.
Em 2000 foi convidado com o Quinteto da Paraíba a participar do concerto de comemoração dos 500 anos do Brasil com a Orquestra Sinfônica da Bahia, tendo como solistas Luciano Pavarotti, Maria Bethânia e Gal Costa, que foi transmitido pela TV Bandeirantes para trinta e seis paises. Participou em 2007 com Chico César e o Quinteto da Paraíba da abertura dos Jogos Pan-Americanos, realizado no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). Já tocou e gravou com Sivuca, Maestro Moacir Santos, Arthur Maia, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Elomar, Xangai, Antônio Nóbrega, Virgínia Rosa, Luis Pastor, Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Vitor Ramil, Zélia Duncan, Ana Carolina, Cátia de França, Vital Farias, Orquestra Armorial entre outros.
Atualmente é professor de contrabaixo elétrico e acústico da Universideda Federal da Paraíba (UFPB) e ocupa o cargo de I contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) sendo também contrabaixista do Quinteto da Paraíba; JPSax; Quarteto de Baixo Elétrico da Paraíba (Paraibass) e da banda de Chico César, com quem tem feito frequentes turnês nacionais e internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: