Em 13/05/2012 às 18h55 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Judicialização da Medicina será tema de debate nesta quinta-feira em Cataguases

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases - SMCC - realiza no próximo dia 17 de maio, quinta-feira, às 20 horas, no décimo terceiro andar do Hospital de Cataguases, uma sessão de debates com o tema "Judicialização da Medicina". O evento tem como objetivo "aprimorar a atenção à saúde, discutir os problemas enfrentados pelos diversos setores da medicina e, principalmente, abrir espaço para uma reflexao sobre as melhorias a serem implementadas na área de saúde", explicou a médica Maria Ângela Girardi, presidente daquela entidade.
Ela revelou também que estarão participando do encontro o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares, membros da diretoria de defesa do exercício profissional da Associação Médica de Minas Gerais, conselheiros da classe, autoridades do Poder Judiciário, como promotores de justiça, juízes, representantes da Defensoria Pública, da OAB, da Secretaria Municipal de Saúde e o Procurador Geral do município, advogado Roosevelt Pires. "Pretendemos que este debate promova uma ação conjunta dos diversos órgãos envolvidos com o tema e resulte na melhoria da assistência à saúde de nossa população", disse Maria Ângela.
O tema "Judicialização da Medicina" vem sendo amplamente debatido em todo o país tornando as discussões muito acaloradas. O termo surgiu a partir da procura cada vez maior do cidadão em buscar seus direitos na área de saúde pela via judicial. Inicialmente a população passou a recorrer à Justiça para ser atendida pelo Sistema Único de Saúde quando via negada algum procedimento considerado mais complexo como cirurgias e exames mais sofisticados. Paulatinamente este tipo de atitude chegou aos planos de saúde que - invariavelmente - são obrigados pela justiça a arcarem com os custos de alguns procedimentos e até os médicos têm sido obrigados a se defenderem nos tribunais ao serem questionados pela conduta adotada.
O tema é delicado e complexo pela sua amplitude e começará a ser discutido em Cataguases esta semana. Na região, Muriaé e Juiz de Fora já vem tratando do assunto. A expectativa da presidente da SMCC, Maria Ângela Girardi é de que este primeiro encontro desperte em todos a "vontade de colaborar para depois pensarmos em avanços", disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: