Em 02/05/2012 às 16h47 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Piacatuba abre neste sábado a Festa das Charretes e Música na Praça

O bucólico e agradável distrito de Piacatuba, vai realizar a partir do dia 5, sábado, às 16:30 horas, a V Festa das Charretes e Música na Praça", que surgiu por iniciativa da comunidade local para fortalecer a Festa da Cruz Queimada que acontece em maio. O evento é coordenado pelo historiador João Paulo Pereira de Araújo que revelou que durante quatro anos, a Festa das Charretes foi realizada em paralelo com a Festa da Cruz Queimada. "Esse ano esta festa ganhou identidade própria e tornou-se independente”, explicou.
Ele contou que o projeto da festa foi aprovado pelo governo de Minas que o inseriu na Lei de Incentivo a Cultura. “E por intermédio da Maria Lúcia Braga conseguimos o patrocínio da Energisa”, completou Paulo. Nesta nova fase a festa vai ganhar também uma programação bem eclética, inclusive a viola, representada já na abertura, no dia 5, pelo casal de violeiros de São Paulo, Oswaldinho e Marisa Viana que já estiveram em Piacatuba no Festival de Viola e desta vez se apresentam a partir das 23 horas. Antes, às 21 horas, haverá o show com a dupla Hermes Viola e Luiz.
Ao longo do mês vão se apresentar grupos folclóricos, como o Estrela do Oriente, bandas musicais, como a Corporação Santa Cecília, samba e choro, teatro infantil e até pop-rock, com encerramento no dia 27, com a apresentação de Thaylis Carneiro. João Paulo garante que "o desfile de charretes é algo encantador. A comunidade trabalha meses antes na confecção da decoração das charretes que são acompanhadas pela banda de música Lira 1º de maio pelas ruas do distrito, nas charretes vão crianças vestidas de santos".
A Festa das Charretes é um evento multicultural que busca fomentar o calendário turístico do local, em função da carência de eventos culturais. Através dele pretende-se valorizar a cultura local e rural, o artesanato, a história, a boa música e as tradições piacatubenses, gerando em contrapartida o desenvolvimento econômico da comunidade, conta Paulo. “A festa surgiu de uma ideia entre moradores no ano de 2008 com o intuito de preservar as charretes que são meios de transporte muito usados em Piacatuba”, explicou o coordenador do evento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: