Em 10/09/2018 às 20h00 | Atualizado em 10/09/2018 às 16h21

Cartório Eleitoral ministra treinamento com mesários desta eleição

Setenta pessoas divididas em duas turmas participam do treinamento da Justiça Eleitoral

Setenta pessoas divididas em duas turmas participam do treinamento da Justiça Eleitoral

Download
O Cartório Eleitoral da Comarca de Cataguases deu início na manhã desta segunda-feira, 10 de setembro, no Centro Cultural Eva Nil, ao curso preparatório de Mesários sobre a Urna Eletrônica. O treinamento está sendo ministrado pela servidora da Justiça Eleitoral no município, Ana Maria Fernandes de Araújo e na abertura, pela manhã, também esteve presente o chefe do cartório eleitoral, Antônio Carlos Gonçalves.

O treinamento visa a ensinar os mesários sobre os procedimentos que devem ser adotados no dia da votação antes de seu início, explica Ana Maria. Uma das medidas mais importantes para a lisura do processo é a impressão da listagem chamada "Zerésima" que comprova a inexistência de votos naquela urna antes do início da votação, explica Ana, acrescentando que qualquer eleitor pode ter acesso a esta listagem e até apor sua assinatura nela confirmando que no momento do início da votação não havia nenhum voto registrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Também são ensinados no curso procedimentos sobre pessoas com problemas de mobilidade e algum tipo de deficiência, a atuação junto a uma eventual fila na sesão eleitoral no sentido de conferir a documentação correta do eleitor e, principalmente, sobre a justitificativa do voto. Ana Maria conta que eleitores de Cataguases não podem justificar o voto na comarca. "Esta é outra orientação que a equipe que está participando do treinamento está aprendendo e vai repassar ao eleitor caso isto ocorra em sua sessão", explicou.

Setenta pessoas participam do curso divididas em duas turmas com aulas que variam entre duas horas a duas horas e meia. O treinamento, revela Ana Maria, termina na próxima sexta-feira. Na sequência o curso será ministrado nas demais cidades que compõem a comarca, que são Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. O curso é gratuito e os participantes ainda ganham dois dias de folga no trabalho, finaliza a servidora da Justiça Eleitoral.

image

Tags: Cartório Eleitoral, treinamento, mesário, eleição





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: