Em 09/09/2018 às 13h00 | Atualizado em 09/09/2018 às 09h47

Noite de autógrafos e poesia no lançamento do livro de Joaquim Branco

O menino que procurava o reino da poesia é o trigésimo quinto livro do autor que o definiu como sendo um "conto ampliado".

Este é o 35º livro lançado por Joaquim que ele o define como sendo um "conto ampliado"

Este é o 35º livro lançado por Joaquim que ele o define como sendo um "conto ampliado"

Download
O escritor cataguasense, Joaquim Branco, lançou na noite deste sábado, 08 de setembro, no Centro Cultural Sicoob Coopemata, seu mais novo livro, "O menino que procurava o reino da poesia", com ilustrações de José Lucas. O evento reuniu diversas pessoas e teve, ainda, a declamação de poemas do autor pelo músico Gabriel Tupinambás e por Valéria Mattos. A professora Francis Paulina, da Universidade Federal de Viçosa, também leu um texto analisando a obra de Joaquim, a quem definiu como sendo o "guardião da palavra" e que está na busca "eterna da poesia".

imageO livro "O menino que procurava o reino da poesia" conta a história de um garoto que um dia resolveu procurar o reino da poesia. "Para isso, ele percorre imaginariamente algumas regiões do Brasil e em cada uma delas encontra um poeta. Desses contatos surgem o enredo e o aprendizado do personagem", contou o autor em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes. Este é o 35º livro lançado por Joaquim que ele classifica como sendo um "conto ampliado". "Esse menino vai encontrando os principais poetas brasileiros em cada região do país que ele percorre e com isso, ele vai aprendendo uma lição poética de cada um', explica.

Joaquim conta que o livro tem "um lado didático" apesar de não ser voltado exclusivamente para crianças: "É para todas as idades', acrescenta. Segundo ainda o autor, a ideia do livro surgiu naturalmente e resolveu escrever e depois ele percebeu que poderia ser útil para as crianças em idade escolare para quem estuda Literatura", disse. Joaquim ressaltou ainda o trabalho do ilustrador e parceiro José Lucas, também cataguasense que está residindo em Brasília/DF e não pôde comparecer ao lançamento. "Os desenhos que ele fez são fantásticos! Tipo 'comics", desenho animado... muito bonito", elogiou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



imageA professora Francis Paulina fez um pronunciamento em que refletiu sobre a Poesia e o trabalho de Joaquim Branco. Ela lembrou que "para todos os povos, a Poesia vem traduzindo os sonhos e sentimentos da humanidade". E continuou: "Cataguases que inspirou, acolheu e nos trouxe à luz tantos artistas da palavra (...) entre nós, hoje, temos o privilégio de conviver com o poeta Joaquim Branco, que a si mesmo intitulou 'O Caça-palavras", mas para nós se revela muito mais além, como o guardião da palavra poética", definiu. Sobre o novo livro, Paulina definiu: "o Poeta JB se desdobra em outros poetas, para falar da importância e do papel da Poesia para a humanidade". (...) e assim (...) gota a gota, vamos recebendo o mel da Poesia, em lições breves e preciosas", acrescentou a professora que finalizou: "temos mais um indício do espírito inquieto e autoinventivo de JB, a reinventar-se, criativamente, idealizando um mundo novo, fratenitário, onde a Poesia, o sonho tenham lugar, voz e vez."

image

image

image

Tags: livro, poesia, lançamento, Joaquim Branco





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: