Em 03/09/2018 às 20h00 | Atualizado em 03/09/2018 às 16h11

Nova edição do CATS vai acontecer no final de setembro

A arquiteta e organizadora do CATS, Elisabete Kropf, durante a última edição do evento

A arquiteta e organizadora do CATS, Elisabete Kropf, durante a última edição do evento

Download
Pela quarta vez em Cataguases o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS, vai reunir centenas de profissionais, estudantes, pesquisadores e público em geral para debaterem sobre a preservação do patrimônio histórico do município. O evento vai ocorrer entre os dias 27 e 30 de setembro de 2018 e as inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos já estão encerradas.

imageO Congresso vai acontecer em dois espaços distintos. Palestras e Painel serão realizadas no Centro Cultural Humberto Mauro, Rua Coronel Vieira, 10 - Centro - próximo à Praça Rui Barbosa. Oficinas e Sessões de Comunicação vão acontecer no Centro Cultural Sicoob Coopemata, Av. Astolfo Dutra, 166 - Centro - onde funcionou a Residência Ateliê Nanzita.

Este ano o tema o CATS será "Plano Diretor: desafio para cidades de pequeno porte", vai contar com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, oficinas de capacitação, cursos e visitas guiadas aos bens tombados, conforme consta da programação do evento.

O congresso tem por objetivo criar em Cataguases um polo de encontro e de discussão sobre a preservação do patrimônio edificado na cidade. Segundo a arquiteta Elisabete Kropf, empreendedora do evento, o intuito é apresentar a todos os participantes a importância da arquitetura e da arte moderna, marcos que identificam a cidade, criados entre as décadas de 1940 e 1950.

"A ideia principal do CATS é a conscientização sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico tombado. Fator de desenvolvimento, esse patrimônio é a base da atividade turística, pois faz parte da formação econômica e cultural da cidade, propiciando a melhoria da qualidade de vida dos moradores", conta Elisabete.

O Congresso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade. Também é aberto para participação de professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e gestores municipais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



imageO 4º CATS será desenvolvido em quatro eixos, a saber: Eixo 1: Plano Diretor: desafio para cidades de pequeno porte; Eixo 2: Patrimônios, identidades e interculturalidades; Eixo 3: Turismo, imaginários e impacto sociocultural, e Eixo 4: Aplicação de métodos de avaliação ergonômicos em relação ao espaço físico em bens tombados.

O Congresso de de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade é uma realização do Ministério da Cultura, patrocínio da Bauminas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho, Energisa, Centro Cultural Sicoob Coopemata, FIC e Fundação Simão José Silva. (Fotos: Assessoria de Comunicação do 4º CATS)

Fonte: Assessoria de Comunicação do 4º CATS

Tags: CATS, arquitetura, turismo, congresso





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: