Em 28/08/2018 às 12h00 | Atualizado em 28/08/2018 às 10h49

Associação de Mulheres Rurais vai ganhar em breve um food truck

Iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e faz parte do projeto "Quitanda sobre Rodas"

Aquisição do veículo está prevista no projeto "Quitanda sobre Rodas", que beneficiará 140 produtoras familiares de Cataguases

Aquisição do veículo está prevista no projeto "Quitanda sobre Rodas", que beneficiará 140 produtoras familiares de Cataguases

Download
Em breve, o tradicional Café Rural produzido por agricultoras familiares de Cataguases vai ganhar ruas e eventos locais com o food truck que a Associação de Mulheres Rurais de Cataguases (AMURC) está adquirindo com apoio da Fundação Banco do Brasil. Orçado em R$ 298 mil, o projeto "Quitanda sobre Rodas" também possibilitará a estruturação de uma cozinha industrial e equipamentos para o box que a entidade mantém no Mercado do Produtor.

imageMaria Inês Oliveira Rocha, vice-presidente da AMURC, afirma que a execução do projeto impactará positivamente cerca de 140 famílias de pequenas produtoras em nove comunidades. Atualmente, a renda obtida com a comercialização dos produtos gera um incremento médio de 30% na renda familiar das associadas, calcula.

Produzidas com matéria-prima orgânica, as broas, biscoitos, bolos e o pastel de angu, entre outras delícias, já foram reconhecidas por consultores da Associação das Cidades Histórias de Minas Gerais (ACHMG) como histórica e culturalmente autênticas, passando a compor o roteiro turístico da região. Além dos itens do Café Rural, as produtoras comercializam compotas, doces em barra e cristalizados, geleias, polpadas (espécie de doce de colher utilizado como sobremesa, recheio de bolos e acompanhamento de biscoitos) e licores, entre outros itens culinários produzidos com mão-de-obra familiar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Atualmente, os alimentos são feitos nas cozinhas das produtoras e transportados em carros fretados, sem nenhuma estrutura para tal. Marlene Aparecida do Carmo Soares comercializa o Café Rural para eventos há cerca de 15 anos, junto com a amiga Vanderli Docelino Moisés. Moradora do distrito da Glória, ela aposta na iniciativa para aumentar o lucro e facilitar o transporte até os locais dos eventos. "Hoje a gente paga até R$ 130 de frete, sem falar que os carros não são próprios para isso. Com esse food truck, a gente espera melhorar o ganho, a produção e a qualidade de vida". (Fotos: Fundação Banco do Brasil)

image

Autor: Elizângela Araújo

Fonte: Fundação Banco do Brasil

Tags: Mulheres Rurais, Associação, Fundação, Banco do Brasil





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: