Em 25/08/2018 às 13h30 | Atualizado em 25/08/2018 às 13h01

Sicoob Coopemata comemora vinte anos e presta várias homenagens

Evento começou no Centro Cultural Sicoob Coopemata com a apresentação da Banda Rogério Teixeira e do Projeto Encantando

Convidados de honra do Socoob Coopemata durante a solenidade que foi marcada por diversas homenagens

Convidados de honra do Socoob Coopemata durante a solenidade que foi marcada por diversas homenagens

Download
O Sicoob Coopemata realizou na noite desta sexta-feira, 24 de agosto, uma comemoração em dois tempos de seus vinte anos de atividades. A primeira parte aconteceu no Centro Cultural mantido por aquela cooperativa, localizado na conhecida residência ateliê da artista plástica cataguasense, Nanzita. O imóvel - que é tombado pelo patrimônio histórico - é uma obra de arte da arquitetura moderna e foi repassado em comodato ao Sicoob Coopemata pela Diocese de Leopoldina, sua proprietária desde a morte da artista. Em seguida, todos os convidados foram ao Clube do Remo, onde a solenidade se desdobrou com homenagens agradecimentos e um coquetel animado por show musical com a Banda Gang Lex.

imageNo Centro Cultural Sicoob Coopemata, os convidados assistiram a um jogral dos alunos do Projeto Encantando que contou as histórias daquela residência e do próprio projeto que atualmente conta com 276 alunos que se dividem entre aulas de Canto, Flauta, Violão, Teclado, Teatro, Dança e Desenho, e conta com dez colaboradores. Além disso a instituição atua junto aos alunos do Educandário Dom Silvério e da APAE, entre outros com projeto específicos e, em breve, deve lançar o Projeto Catatau, também voltado para crianças carentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



imageCoordenado pelo professor Geraldo Majella Mazzini, o espaço mantém parcerias com o Instituto Francisco de Souza Peixoto e Fundação Simão, e prepara diversos projetos para os próximos meses como concurso de fotografias para amadores, concurso de presépios, criação da Academia ao Ar Livre da Terceira Idade, entre outros. O Centro Cultural também resgatou a Banda de Música Rogério Teixeira, que se apresentou aos convidados sob a regência do maestro Eli Silvestre. O ponto alto deste momento das comemorações foi a inauguração do Espaço Nanzita e Dr. Otônio que está destinado a expor as variadas manifestações artísticas. O padre Jorge Luiz Passon fez a benção do novo espaço onde há um lugar dedicado à Nanzita.

A segunda etapa da festa foi movida a emoção e alegria. Estiveram presentes o superintendente do Sistema Ocemg/Sescoop, Alexandre Gatti, representando o presidente daquela instituição, Ronaldo Scucato; presidente do Sicoob Central Cecremge, Luiz Gonzaga Viana Lage; presidente da Cooperativa Sicoob Credijus, que representou todas as demais cooperativas; o prefeito Willian Lobo de Almeida e seu vice, Tita Lima, que foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos. O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro interpretado pelos alunos do Projeto Encantando e participação especial ao piano de Júlia Mattos, sob a regência do maestro Adriano Cunha e orientação técnica da professora Alethea Sarmento.

imageUm vídeo institucional contou a história daquela cooperativa que começou, em 1998, conforme lembrou César Mattos, "devendo quarenta mil reais à Associação Comercial e Industrial de Cataguases e com um passivo trabalhista, já que os primeiros funcionários foram contratados sob a condição de só receberem caso o negócio desse certo", explicou. Entre os convidados, o primeiro a discursar foi Alexandre Gatti, que ressaltou a excelência dos resultados apresentados pelo Sicoob Coopemata e sua preocupação em priorizar a arte e a cultura. Na sequência, Luiz Gonzaga Viana Lage, foi enfático: "Vocês trabalharam com vigor e graças ao trabalho do Sicoob e do César Mattos conseguimos trazer esta cooperativa para o sexto lugar no sistema financeiro", destacou. Já Ivo Campos Athayde, disse que acabava de conhecer o Sicoob Coopemata confessou estar "encantado" com o que viu, parabenizando a todos os envolvidos. 

O vice-presidente do Sicoob Coopemata, Camilo Cristóvão Vicente, lembrou as dificuldades porque passam os empresários neste momento de crise na economia e fez questão de ressaltar a importância de César Mattos na consolidação e crescimento daquela Cooperativa. Reconheceu ainda o aumento da responsabilidade à medida que o Sicoob Coopemata cresce e agradeceu a todos que participaram de sua história e ainda dela participam. Logo em seguida, César Mattos fez um discurso que, na prática, foi uma sessão de homenagens a diversas pessoas cujas histórias contribuíram para aquela cooperativa chegar aos vinte anos de atividades. As funcionárias Cristiane Mazzini e Kátia Toledo, as primeiras contratadas e que ainda estão na empresa, foram agraciadas com troféus, bem como cooperados, membros da diretoria e do Conselho Fiscal, todos porque possuem uma atuação determinante no crescimento do Sicoob Coopemata.

imageCésar Mattos agradeceu a parceria com seu vice-presidente, Camilo Vicente, com quem mantém uma relação "muito mais do que profissional e me apoia incondicionalmente", salientou. Ele lembrou que estes vinte anos foram construídos "com muita luta a partir da ideia do Newton Dutra de implantar aqui uma cooperativa de livre admissão. Nós acreditamos nele e não medimos esforços em fazer aquela ideia se tornar um caso de sucesso", contou. Outro fator determinante apontado por César, foi a união com a Cooperativa de Ubá. "A partir dali começamos a crescer e não paramos mais", reconheceu. "E sobrevivemos por causa de vocês", completou antes de fazer vários agradecimentos, inclusive à sua família. 

Antes de encerrar ele foi convidado a assistir a mais uma apresentação do Coral Encantando e, ao final, recebeu de presente um quadro de autoria de seu filho, Carlos Augusto, professor de Desenho no Centro Cultural Sicoob Coopemata, que retrata a história daquela cooperativa. A solenidade terminou com todos cantando o parabéns para a instituição, que ainda teve direito a bolo de aniversário. Um show com a banda Gang Lex, de Divinópolis/MG, com muita coreografia e um repertório mesclado que vai desde sucessos internacionais até o sertanejo, passando pelo funk e street dance, fez muita gente dançar. Enquanto isso era servido um delicioso coquetel aos presentes.

Veja a cobertura fotográfica completa do evento na galeria abaixo.


Tags: Sicoob, Coopemata, 20 anos, aniversário





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: