Em 06/06/2018 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Teatro invade cidade e região em programação da Fundação Simão José Silva

O Grupo de Teatro Giramundo traz a Cataguases seus famosos bonecos para contarem mais uma bela história

O Grupo de Teatro Giramundo traz a Cataguases seus famosos bonecos para contarem mais uma bela história

Download
Começa logo mais, nesta quarta-feira, 06 de junho, e se estende até o próximo dia 09, o projeto Teatro Brincante – Arte Viajante. A iniciativa tem o objetivo principal de difundir as artes cênicas e promover a capacitação e o intercâmbio cultural, em Cataguases, onde se encontra a sede da Fundação Simão José Silva, proponente do projeto, e em Astolfo Dutra, Miraí, Guidoval, Guiricema e São Sebastião da Vargem Alegre, municípios da microrregião.

Serão apresentados, sempre gratuitamente, em praças e escolas públicas, espetáculos teatrais de grupos renomados no cenário nacional. E como medida de acessibilidade do projeto, será oferecida, nas apresentações teatrais, a tradução em LIBRAS (para os deficientes auditivos e mudos) além de medidas de democratização do acesso, como a realização de sessões especiais, que incluem o transporte adequado até os locais de realização, para alunos da rede pública de ensino e também para instituições responsáveis por cuidar de idosos e de portadores de deficiências. 

imageA primeira ação do projeto, será o Festival de Inverno, que acontece em Cataguases, na Praça Simão José Silva, a partir de amanhã, quinta-feira, 06, até o dia 9 de Junho, com apresentações do Grupo Giramundo, de Belo Horizonte; da Cia. Trucks (foto ao lado), de São Paulo; e do Grupo Atrás do Pano, de Nova Lima /MG (Veja programação completa ao final desta matéria).

Também estão previstas no projeto, oficinas de iniciação teatral e workshops, para atender públicos de variadas faixas etárias (crianças, jovens e adultos) e diferentes níveis de conhecimento e prática teatral. Sendo que, ao final do processo, estão previstas apresentações teatrais reunindo os alunos de cada turma, sempre dirigidas pelos seus respectivos professores.

A iniciativa vem dar continuidade à ampla programação de ações culturais empreendidas pela Fundação Simão José Silva, que, nos últimos dez anos, atendeu a um público de cerca de 38 mil pessoas.

O projeto tem o patrocínio da Bauminas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultural. Realização da Fundação Simão José Silva e do Ministério da Cultura.

Alguns números do projeto: 

- 6 cidades atendidas: Cataguases, Astolfo Dutra, Miraí, Guidoval, Guiricema e São Sebastião da Vargem Alegre.

- 9 Grupos Teatrais:
Grupo Giramundo, de Belo Horizonte (MG);
Cia. Truks, de São Paulo (SP); 
Grupo Atrás do Pano, de Nova Lima (MG); 
Grupo Toca – Teatro e Outras Coisas Artísticas, de Cataguases (MG);
Cia. Tirana, de Belo Horizonte (MG);
Grupo Osquindô, de Mariana (MG);
Grupo Maria Cutia, de Belo Horizonte (MG);
Grupo Morpheus Teatro, de São Paulo (SP); 
Ana Cristina e Caravana Poética, de Belo Horizonte (MG);

- 30 Apresentações Teatrais em Praças e Escolas Públicas.

- 3 oficinas e 2 workshops de iniciação teatral: 256 horas/aula gratuitas.


imageFestival de Inverno: de 6 a 9 de Junho de 2018

Programação gratuita (sempre na Praça Simão José Silva, em Cataguases)

- Dia 6 de Junho (quarta-feira), às 19h30: Espetáculo "PEDRO E O LOBO", Grupo Giramundo, de Belo Horizonte (MG);

- Dia 7 de Junho (quinta-feira), às 19h30: Espetáculo "SONHATÓRIO", Cia. Truks, de São Paulo (SP);

- Dia 8 de Junho (sexta-feira), às 19h30: Espetáculo "ESTÓRIAS CANTANTES", Grupo Atrás do Pano (foto ao lado), de Nova Lima (MG);

- Dia 9 de Junho (sábado): Aulas inaugurais das Oficinas gratuitas de iniciação teatral. 9h30 (Turma Infantojuvenil) e às 15h30 (Turmas de Jovens e Adultos).


Conheça um pouco dos espetáculos do Festival de Inverno 

PEDRO E O LOBO:
A versão para bonecos de "Pedro e o Lobo" reforça, com imagens, a idéia central da versão musical original de Sergei Prokofiev: compartilhar com as crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e grupos de instrumentos. O Giramundo optou pelo marionete a fio e à sua ampla gama de movimentos e possibilidades de expressão. Os cenários foram substituídos por desenhos em um quadro negro e as vozes dos personagens surgem ao vivo. 
Pedro e o Lobo é o espetáculo mais apresentado da história do Giramundo.
Classificação: LIVRE.

SONHATÓRIO:
É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos, para a refeição. Porém, não há ali nada para comer ou beber. Sedentos e famintos, os amigos partem em uma deliciosa viagem imaginária em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Criativos personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, talheres e pratos que os acompanharão por incríveis aventuras.
Texto e Direção: Henrique Sitchin.
Classificação: LIVRE.

ESTÓRIAS CANTANTES:
Uma arena de brincadeiras: em cena, estórias narradas a partir de brincadeiras e músicas, dispensando cenários e trocas de figurinos. Por meio de estórias cantantes, inspiradas na riqueza e diversidade da cultura popular brasileira, o espetáculo propõe ao público experimentar o jogo rítmico e corporal, através do resgate de mitos folclóricos, parlendas, cantigas e trava-línguas. 
Atores/músicos: Guda Coelho, Myriam Nacif e Paulo Thielmann. Direção: Myriam Nacif. 
Classificação: LIVRE.


image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Simão José Silva

Tags: teatro, festival de inverno, Fundação Simão, praça





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: