Em 05/02/2018 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Estão abertas as inscrições para o concurso usina Criativa de Cinema

Este ano serão disponibilizados R$ 30 mil em recursos para cada um dos projetos selecionados. Resultado sai em abril

Filma "A Luta", de Bruno Brennec, produzido através do Usina Criativa em 2016

Filma "A Luta", de Bruno Brennec, produzido através do Usina Criativa em 2016

Download
Está sendo lançado hoje, 05 de fevereiro, a terceira edição do Edital Usina Criativa de Cinema, concurso regional de apoio à produção de curtas metragens que nos dois anos anteriores envolveu cerca de 250 jovens realizadores. O Edital será divulgado no site do Polo (www.poloaudiovisual.org.br) onde os interessados terão todas as orientações sobre como participar. A grande novidade deste ano é que o valor dos recursos aos projetos participantes subiu para R$ 30 mil, além de receberem todo o apoio técnico e profissional na execução da obra, conforme revelou à reportagem do site, o coordenador do projeto, o diretor Marcos Pimentel.

imageMarquinhos Pimentel (foto ao lado), como é chamado, está otimista com a terceira edição do Edital Usina Criativa. Ele lembra que o número de participantes mais do que dobrou da primeira para a segunda edição e este ano a expectativa é ainda maior. O Edital deste ano - revela - mantém o aporte financeiro aos cinco projetos vencedores e continua abrangendo as sessenta e quatro cidades atendidas pela Energisa em Minas Gerais. Quatro desses projetos serão executados pelos diretores locais e o quinto vai receber a supervisão de um diretor convidado, com mais experiência cujo nome será divulgado junto com o resultado dos filmes aprovados no Edital, explicou.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 31 de março no site do Polo e o resultado será divulgado em abril, em data a ser definida, informa Marcos, quando será divulgado também o nome do diretor convidado. Os aprovados vão receber também formação profissionalizante para que "o resultado final ganhe em qualidade e a obra possa participar de festivais pelo país representando em alto nível a nossa produção audiovisual", explicou. Esta formação são consultorias em nove áreas específicas como direção, produção, roteiro, direção de arte, fotografia, entre outros, acrescenta. "É uma espécie de incubadora; o projeto entra ali e ele é melhorado em cada um dos setores do cinema para ajudar que o filme fique mais sólido e consistente e, consequentemente, viaje mais", disse.

Os filmes produzidos através deste edital serão lançados durante sexta edição do Festival Ver e Fazer Filmes deste ano que vai acontecer de 25 a 29 de setembro. Também será mantida a característica infanto-juvenil deste festival que tem como um de seus objetivos a formação de novas plateias. A iniciativa é do Instituto Fábrica do Futuro e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Usina Criativa, Polo Audiovisual, Cinema, audiovisual





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: