Em 11/12/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Autoridades estaduais, políticos e empresários participam da instalação do Codec

Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases prevê mudanças significativas nos próximos dez anos

Humberto Lanziere (esquerda) e Ricardo Mattos, assinam o Termo de Posse na presidente e vice, respectivamente, do Codec

Humberto Lanziere (esquerda) e Ricardo Mattos, assinam o Termo de Posse na presidente e vice, respectivamente, do Codec

Download
Com a presença dos principais empresários de Cataguases e de representantes de vários segmentos da economia mineira, prefeito municipal, além de deputados, um Senador da República, vereadores e do Ministério Público, Gustavo Garcia Araújo, foi instalado nesta manhã de segunda-feira, 11 de dezembro, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases - Codec. A concorrida solenidade aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro e deu posse ao seu presidente, Humberto Lanziere e ao vice, Ricardo Mattos. Além disso, a cerimônia prestou uma homenagem ao prefeito de Cataguases Willian Lobo de Almeida, presidente de honra do Codec; Ricardo Perez Botelho, vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa e ao pai dele, presidente do Conselho de Administração daquela empresa, Ivan Müller Botelho.
image
"O Codec é o início de um novo ciclo em Cataguases. Estamos realizando um sonho", destacou Eduardo Mantovani foto ao lado), presidente da Energisa Minas Gerais, na abertura da solenidade. Ele lembrou que em 2015 foi dado o primeiro passo quando surgiu a ideia de fazer um diagnóstico da realidade de Cataguases e, com base nestas informações, promover o desenvolvimento. O trabalho de pesquisa foi feito pela Fundação Dom Cabral e um dos primeiros resultados dele é a criação do Codec "que será um forum exclusivamente para buscar o desenvolvimento de Cataguases, por meio da implantação de políticas públicas", explicou. 

imageLogo em seguida assinaram o Termo de Posse na presidência e vice do Codec, os empresários Humberto Lanziere e Ricardo Mattos. Humberto vê no Conselho a "chance de nossa cidade voltar a crescer, ela que está adormecida", disse. Ressaltou sua vontade de empreender em Cataguases e que à frente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases), juntamente com sua equipe, procuram fortalecer o crescimento do comércio no município. E concluiu: "Agora posso produzir o meu melhor fruto através do Codec". Ricardo Mattos por sua vez, complementou pedindo a contribuição da comunidade e afirmando que aquele gesto ali "é o nosso primeiro passo no sonho de viver em uma cidade desenvolvida".

imageO presidente da FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Olavo Machado Júnior (foto acima), informou que a entidade que preside está apoiando projetos de desenvolvimento na Zona da Mata."Viemos para somar com o prefeito e não para tirar o seu poder", salientou lembrando o trabalho que a entidade está fazendo no sentido de melhorar a Educação em Minas. Na sequência entregou uma placa de prata a Ricardo Botelho (foto ao lado), por ter iniciado todo ete processo que culminou com a criação do Codec. Em seu discuro, o vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa fez um resumo do trabalho produzido pela Fundação Dom Cabral o classificando como "um painel amplo de como desenvolver a cidade." Ricardo também lembrou que o Codec vai precisar do apoio de toda a população para que possa dar os frutos que almeja.

imageO prefeito Willian Lobo de Almeida (foto ao lado), foi agraciado com um Diploma de Honra ao Mérito como presidente de honra do Codec. Parabenizou Ivan Botelho por seu dinamismo e dedicou palavras de gratidão ao Senador Antônio Anastasia que durante seu mandato como governador dedicou verbas importantes para Cataguases, conforme lembrou o prefeito. Willian aproveitou para dizer que enfrenta dificuldades para honrar a folha de pagamento dos servidores porque o Governo do Estado "deve R$ 3 milhões ao nosso município, além de não repassar recursos para o pagamento da frota de transporte escolar". Mesmo assim, garantiu que o 13º salário será pago. Ele ainda falou sobre a construção da UPA que, segundo ele, "se entrar em atividade vai consumir os recursos destinados ao hospital" e por isso está pleiteando sua utilização para outra finalidade, mas na área de saúde.

imageHumberto Ribeiro Peixoto, um dos maiores entusiastas da criação do Codec, disse ter chegado "a hora de Cataguases reagir e voltar a crescer" afirmando em seguida que "esta cerimônia é um marco neste sentido" e afirmou ainda que o Codec vai buscar o apoio de toda a sociedade por ser "plural e apartidário". Logo a seguir, Ivan Botelho (foto ao lado) foi homenageado com uma placa de prata pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento de Cataguases e região. Ele revelou sua emoção pela homenagem e contou ter chegado aqui há sessenta anos lembrando um pouco como era a Cataguases daquela época. "Poucos carros na rua, eu e mais dois engenheiros apenas trabalhando na antiga Cataguazes-Leopoldina, mas logo depois fiquei sozinho porque um se aposentou e outro mudou-se para o Rio de Janeiro", contou bem humorado.

imageAinda lembrando sua história na empresa que hoje preside seu Conselho de Administração, disse que após a Revolução o setor de energia ganhou impulso e "vivemos um período de crescimento e consolidação. "Hoje somos o quarto maior grupo empresarial de Minas Gerais em faturamento", revelou para terminar dizendo ao presidente do Codec, Humberto Lanziere, que ele tem a "missão de reconstruir nossa querida Cataguases". Encerrando a solenidade o senador Antônio Anastasia (foto ao lado), orador oficial da cerimônia, considerou a instalação do Codec como um "passo importante para Cataguases e até para o Brasil", destacando esta parceria da iniciativa privada com o poder público como sendo "um sucesso garantido como já vimos em outros municípios". Ele terminou afirmando que vai acompanhar os passos do Codec "com lupa", a fim de ver o desenvolvimento de Cataguases e sua região.

Veja abaixo galeria de fotos do evento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Codec, Conselho, Econômico, empresários, município





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: