Em 29/11/2017 às 11h18 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Enxurrada de lama invade residência no alto do Bom Pastor

Chuva forte que caiu sobre Cataguases jogou muita lama sobre várias ruas e avenidas da cidade. Prefeitura faz a limpeza

No alto à esquerda, o buraco na parede, que permitiu a entrada da enxurrada de lama

No alto à esquerda, o buraco na parede, que permitiu a entrada da enxurrada de lama

Download
Cataguases amanheceu nesta quarta-feira, 29 de novembro, com muita lama, ruas sujas, sendo que uma delas está parcialmente interditada por causa de uma cratera de aproximadamente dois metros de diâmetro que se abriu ontem, durante a forte e duradoura chuva que começou no final da tarde. Segundo a Defesa Civil informou, foram 92 milímetros de água em poucas horas, o que originou vários chamados por parte de moradores que foram prejudicados. Logo cedo, equipes da prefeitura faziam a limpeza nos pontos mais críticos da cidade, dentre eles parte da Avenida Veríssimo Mendonça e Avenida Genserico Gomes de Oliveira, no Bairro Dico Leite.

Uma casa situada no alto do bairro Bom Pastor, na rua Levi Simões da Costa, 100, foi inundada por uma enxurrada de lama e água durante a chuva. Pouco depois das 20 horas, a força da água represada, provavelmente, abriu um buraco no muro de tijolos que divide as propriedades e caiu sobre o quintal do referido imóvel que ficou completamente alagado e sujo de lama (veja as fotos na galeria ao final desta matéria). A situação foi ainda mais grave, segundo explicou a moradora, Melania de Jesus Inácio Reis, há quinze anos residindo no imóvel, porque toda a água que desceu caiu sobre uma piscina ampliando o estrago. Logo depois, os dois andares do imóvel estavam todos enlameados, "Teve lugar aqui em casa que entrou trinta centímetros de água e lama", disse. A Defesa Civil esteve no local, orientou a moradora como agir neste momento e deverá retornar para fazer o acompanhamento da situação, segundo informou Alexandre Rodrigues, o Tico Tico.

Outra situação mais grave é o início da Rua Abílio Tavares Filho (fotos abaixo), que dá acesso ao alto do bairro Bom Pastor. Ali foi aberta uma cratera de aproximadamente dois metros de diâmetro, pela água da chuva, logo no início da subida. Naquele local - que está devidamente sinalizado - o trânsito está fluindo em meia pista. Um outro buraco menor, com pouco menos de um metro de diâmetro, também apareceu pouco antes do maior, no sentido de quem sobe o morro. Na cratera maior, uma rede de esgoto se rompeu e está infiltrando pela terra provocando mau cheiro, conforme apurou a reportagem do Site. Já a Avenida Centenário, que dá acesso a esta rua, ficou parcialmente coberta de lama em um trecho de aproximadamente cem metros devido a terra que caiu das encostas. 

image

image

image

Na Avenida Genserico Gomes de Oliveira, que corta o Bairro Dico Leite, a situação é a mais grave registrada pelo Site. A maior parte de sua extensão, que liga os Bairros Centenário à Vila Minalda, está repleta de lama. A Prefeitura trabalha no local desde cedo com máquinas e caminhões retirando entulho, assim como em parte da Avenida Veríssimo Mendonça onde ocorreu deslizamentos de terra para a pista de rolamento. Moradores da avenida Genserico disseram à reportagem que a causa do problema é que a referida via pública não possui bueiros para escoamento da água da chuva. Um deles chegou a sugerir que a prefeitura faça, nas encostas do morro, uma canaleta para escoamento da água, direcionando-a para um ponto de receptação, evitando assim que a lama tome toda a avenida.

image

image

image


Uma moradora da Rua Dedé Peixoto Ramos, 716, no Bairro Bonsucesso, entrou em contato com o Site do Marcelo Lopes, para revelar o desmoronamento parcial de terra próximo a sua residência. Conforme mostram as fotos (tiradas antes da chuva desta terça-feira), a situação de seu imóvel é, no mínimo, delicada, porque parte do piso de acesso à ele já caiu e os moradores colocaram tábuas para continuarem circulando. Com a chuva de ontem, disseram que estão temendo que ocorra algo pior e pedem providencias da Defesa Civil. (Veja fotos abaixo)

image

image

Em outros bairros da cidade a chuva também provocou estragos, porém, de menor envergadura. A Defesa Civil continua monitorando os pontos críticos e pede que em caso de qualquer sinal de deslizamento de terra ou trincas em residências para ser avisada imediatamente. O trabalho de limpeza dos pontos afetados só será encerrado quando todos forem atendidos, segundo informação divulgada pela prefeitura.

Abaixo fotoo da Avenida Centenário.

image



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: chuva, lama, rua, Defesa Civil, Bom Pastor





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: