Em 01/11/2017 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Corpo de Bombeiros será instalado em dez municípios, mas não em Cataguases

Na região, Além Paraíba foi a escolhida e o prefeito de Cataguases, Willian Lobo, diz que decisão do governador foi "política".

O prefeito de Cataguases ficou desapontado por Cataguases não receber o Corpo de Bombeiros

O prefeito de Cataguases ficou desapontado por Cataguases não receber o Corpo de Bombeiros

Download
O prefeito de Cataguases Willian Lobo de Almeida ficou surpreso no final da manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, ao saber através do jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site, que o município não está incluído na lista de dez cidades que vão receber um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Questionado sobre como havia recebido esta notícia, o prefeito não escondeu sua decepção com a exclusão de Cataguases e foi sincero: "Estou sabendo disso agora, por você, e não quero acreditar que esta tenha sido uma decisão política do nosso governador", afirmou.

Desapontado, Willian disse que esta medida pode ter sido "uma retaliação" ao seu governo. "Nós estamos chegando no período da eleição e não quero acreditar isto seja uma retaliação por parte do governo de Minas pelo fato de eu ser do PSDB. Eu acho que todos os critérios foram preenchidos quando da vistoria feita pelo Capitão Patrick aqui em Cataguases. O espaço do Pronto Cordis foi cedido e toda a logística montada, sendo que tudo o que foi pedido nós lhes entregamos", explicou. "Por isso eu só posso acreditar que esta foi uma decisão política", completou o prefeito.

imageNo último dia 27 de outubro, o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), anunciou a instalação de dez postos avançados da corporação com o objetivo de ampliar a cobertura e descentralizar o seu atendimento. Atualmente, a corporação está presente em 63 municípios mineiros, por meio de companhias e batalhões, nos 17 territórios de desenvolvimento. Para essa expansão, em parceria com as prefeituras, O CBMMG propôs uma estrutura mínima operacional denominada Posto Avançado de Bombeiros Militar (PABM), inovando no conceito de atuação para atender de forma mais eficaz às demandas de sinistros e desastres.

As novas unidades disponibilizadas pelos municípios são frações que demandam prédios mais simples, adaptados à realidade de cada lugar. Por isso, não há um padrão de imóvel exigido. Há flexibilidade nesse ponto e o Corpo de Bombeiros avalia se atende às necessidades com segurança e, ao mesmo tempo, obedece ao regulamento interno da instituição. Os dez municípios contemplados com este novo modelo de operacional do Corpo de Bombeiros são: Congonhas, Mariana, Santo Antônio do Monte, Além Paraíba, Tiradentes, São João Evangelista, Santos Dumont, Almenara, Andradas e Boa Esperança, beneficiando diretamente pelo atendimento 410 mil pessoas.

imageNesta terça-feira, 31 de outubro, foi assinado o Protocolo de Intenções para a instalação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Além Paraíba, a solenidade contou com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, Coronel Claudio Roberto de Souza (foto), além do prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e de lideranças políticas do município e região. A nova unidade será implantada em uma escola desativada na localidade conhecida como São João, às margens da BR-116, que será agora, adaptada às exigência do Corpo de Bombeiros. A data de inauguração ainda não foi definida.

A reportagem do Site tentou entrar em contato com o comando do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, mas não obteve êxito tendo em vista que os serviços estaduais estão fechados em comemoração ao dia do Servidor Público e só retornam às suas atividades normais na próxima segunda-feira, 6 de novembro. (Fotos: O Vigilante Online/Arquivo Site Marcelo Lopes)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações da Agência Minas e Blog do Adenilson Mendes

Tags: Corpo de Bombeiros, ampliação, municípios, incêndio





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: