Em 30/09/2017 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Justiça de Muriaé adota o Sistema Eletrônico de Execução Unificado

O Desembargador Sálvio Chaves discursa durante a solenidade implantação do novo sistema

O Desembargador Sálvio Chaves discursa durante a solenidade implantação do novo sistema

Download
Muriaé é a 15ª comarca a receber Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) que controla automaticamente os prazos para a concessão de benefícios aos presos que estão cumprindo pena. A solenidade que marcou o início da operação do novo sistema aconteceu na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, no Fórum Tabelião Pacheco de Medeiros e contou com a presença do desembargador Sálvio Chaves.

Também participaram da solenidade o titular da Vara de Execuções Criminais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais de Muriaé, juiz Adriano de Pádua Nakashima, representando a juíza diretora do foro de Muriaé, Aline Arquette Leite Novais.

Com a implantação do novo sistema as pessoas não ficam detidas além do tempo determinado e o poder público - Justiça, promotoria, defensores públicos, integrantes do sistema prisional e polícias - tem mais controle da situação carcerária.

O critério para a escolha das localidades foi o tamanho da comarca, a elevada população encarcerada e a existência de estabelecimentos prisionais.

Sistema Eletrônico de Execução Unificado
A meta do TJMG é expandir o uso do sistema para aprimorar a justiça criminal, notadamente a execução penal, alcançando o maior número possível de presos definitivos (o SEEU não contempla os provisórios, que representam 35 mil pessoas no estado, metade do total de indivíduos em estabelecimentos prisionais hoje).

A iniciativa contribui, ainda, para diminuir a superlotação nos presídios, para evitar rebeliões e para ajudar a diagnosticar problemas envolvendo as instituições parceiras que lidam com segurança pública.

Na prática, o Seeu facilita que a pena seja cumprida de forma justa, com a pessoa tendo direito a progressão do regime e outros benefícios sem atraso. O sistema emite alertas ao juiz, indicando os processos que atendem aos requisitos. Ao mesmo tempo, por ser completamente eletrônico, o sistema elimina o papel e várias tarefas, antes executadas manualmente. (Fotos: Rádio Muriaé) 

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: TJMG

Tags: Justiça, Comarca, preso, condenado





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: