Em 10/07/2016 às 19h12 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

DNIT está ampliando sinalização em trecho da BR-116 em Leopoldina

No trevo de acesso ao Bairro Três Cruzes, também foram registrados muitos acidentes

No trevo de acesso ao Bairro Três Cruzes, também foram registrados muitos acidentes

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O DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre - acaba de instalar três quebra-molas na BR-116, no trecho que corta o município de Leopoldina. As intervenções da instituição vão além e, segundo informações obtidas pelo site do Jornal Leopoldinense, o trecho que corta aquela cidade terá toda a sinalização reformulada, incluindo troca de placas antigas, bem como inclusão de novas sinalizações, além de pintura das faixas horizontais e verticais totalizando aproximadamente 10 km, entre o trevo de entroncamento daquela rodovia federal com a BR267 (sentido Juiz de fora), até nas proximidades da Expresso Frio, no bairro Três Cruzes. Na manhã deste sábado, 09 de julho,  homens do DNIT iniciaram os trabalhos.

Recentemente, foram instalados redutores de velocidade em três pontos da rodovia: numa reta junto ao bairro Três Cruzes; próximo do acesso ao bairro São Cristóvão [região do antigo Café Emma] e no trevo do posto de fiscalização da PRF - proporcionando aos policiais mais segurança e facilidade de abordagem. Há algum tempo o jornal Leopoldinense vem publicando reportagens sobre a preocupação da população com os constantes acidentes na região, principalmente àqueles que utilizam a rodovia para ter acesso aos bairros Três Cruzes, São Cristóvão e Fortaleza.

imageNo final do mês de maio, a reportagem do jornal Leopoldinense esteve na sede do DNIT em Leopoldina e levou questionamentos também em relação aos trevos, dentre eles uma eventual necessidade de remodelação deles. O engenheiro Márcio Gusmão comentou que cerca de 80% dos acidentes nesses locais são decorrentes de imprudência dos motoristas. Ele informou ainda que o DNIT tem reforçado a sinalização nos trevos da região, e que um estudo pode ser realizado para análise técnica, sobre a necessidade ou não de uma remodelação desses locais.

Desde 2013 o vereador Diego Sávio, PTdoB, protocolou três indicações solicitando ao Chefe do DNIT a instalação de radares ou redutores de velocidade no trecho entre a Distribuidora Damata e nas proximidades do bairro Três Cruzes entre os quilômetros 765 e 766. Além disso ele protocolou junto ao Ministério Público a mesma solicitação visando a redução de acidentes neste trecho e no Ministério Público Federal solicitando explicações sobre a não instalação de radares ou redutores de velocidade na altura dos quilômetros 759 e 761 da BR-116.  

Ainda segundo informa o site do Jornal Leopoldinense, o DNIT fez uma parceria com a Prefeitura de Leopoldina na qual o órgão federal ficou responsável pela construção e pintura dos redutores de velocidade e o município assumiu a sinalização vertical que foram instalados a uma distância de cem metros de cada um deles. As placas já foram confeccionadas e instaladas ao longo do trecho. (Fotos: João Gabriel B. Meneghite/Jornal Leopoldinense e Minas Drone)
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Fonte: Jornal Leopoldinense

Tags: DNIT, sinalização, estrada, rodovia, BR-116, trânsito





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