Em 25/07/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Fundação Cristiano Varella realiza V encontro de Gestores

Download
Aconteceu nesta quinta-feira, 24/07, o 5º Encontro de Gestores promovido pelo Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella. Com o tema "Parcerias que Geram Resultados", o eventosediado no anfiteatro do Memorial Cristiano Varellacontou com a presença de Secretários de Saúde de diversos municípios da região além de Gerentes Regionais e representantes das pastas municipais, diretoria, gerência, colaboradores e representantes do corpo clínico do Hospital do Câncer de Muriaé. 

O Diretor Administrativo do Hospital do Câncer de Muriaé, Sérgio Dias Henriques, afirmou que o encontro é de fundamental importância para estreitar os laços com os gestores municipais de saúde e fortalecer o sistema de saúde. Sérgio Henriques apresentou gráficos exemplificando a atuação do hospital em diversas áreas da oncologia e justificando o título de maior hospital do câncer de Minas Gerais, que atende a mais de 270 municípios. "Este é um evento de fundamental importância para que os gestores conheçam um pouco mais do nosso trabalho e nossos projetos", afirmou.

O Médico Mastologista e Coordenador Estadual do Programa Nacional do Controle da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde, Sérgio Martins Bicalho, fez palestra abordando a situação do câncer em Minas Gerais e a lógica do funcionamento em rede. Ele explicou que atualmente aconteceram muitas mudanças na forma de abordar a doença. "O brasileiro ainda tem o hábito de procurar o médico apenas quando ele está com algum sintoma. No caso do câncer, já estamos chegando atrasados. Então, quando temos o sintoma, perdemos muito tempo. Estou aqui para falar sobre a necessidade, a responsabilidade do gestor público mudar este conceito, incentivar as pessoas a utilizarem métodos de exames preventivos. Este é o principal ponto, ou seja, temos que antecipar a doença, e no caso do câncer, quando ele é diagnosticado na fase inicial, as chances de cura aumentam muito. Em uma doença tão agressiva, em que às vezes o prognóstico é tão sombrio, isso é muito importante. O tempo é de mudança. Temos que mudar o nosso modo de agir, de pensar e investir na prevenção", afirmou.

imageO Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Coordenador de Regulação Assistencial, na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, Tiago Gonçalves Abreu, falou sobre a Programação Pactuada e Integrada PPI – Situação Atual e Tendências. Ele explicou que a PPI tem por objetivo dar transparência às pactuações feitas entre os municípios e as instituições de média e alta complexidade. Elas também resguardam os gestores de saúde formalizando os recursos pactuados organizando as redes de serviços de acordo com seus padrões epidemiológicos.

Ao final, o Médico responsável pelo serviço de mastologia do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, Luiz Carlos Navarro de Oliveira, falou sobre a Prevenção e saúde da mulher: a importância do diagnóstico precoce.Em sua fala, o médico ressaltou as estimativas para 2014 que preveem mais de 57 mil casos novos de câncer de mama com prevalência nas regiões Sul e Sudeste. O aumento da incidência deste tipo de câncer e alto índice de mortalidade, está atribuído, principalmente, a um retardamento de diagnóstico e terapêuticas adequados. O médico ressaltou que a mamografia na idade correta, indicada pelo Ministério da Saúde, ainda é o melhor meio de prevenção ao câncer de mama e redução da mortalidade entre as mulheres. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cristiano Varella

Tags: Fundação Cristiano Varella - encontro - gestores





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: